Filtro de Daltonismo

O que é cultura DEF?

De acordo com o produtor da diversidade cultural Claudio Rubino, um dos principais princípios que norteiam a defesa dos direitos das pessoas com deficiência é a autonomia. Contudo, para os mais de 18 milhões de brasileiros que compõem esse grupo, não somente isso é negado no nível mais básico do cotidiano, mas também no acesso à cultura. Conforme complementou a pesquisadora Mariana Oliveira Arantes, “nem sempre os recursos são realmente convidativos e disponíveis”, já que, exemplificou, pode ter sido instalado um piso tátil para pessoas cegas e com baixa visão, mas ele acabar conduzindo a uma parede, como ocorre com frequência. Outro ponto salientado por ela é a necessidade de se compreender a acessibilidade não como uma questão meramente técnica, e sim estética, simultaneamente, motivo pelo qual está em expansão o contingente de artistas e ativistas da cultura def.

Para tentar garantir efetiva participação das pessoas com deficiência nas correntes de produção e criação artísticas, o Itaú Cultural (IC) lançou, em 28/10/2025, o Dossiê Acessibilidade, em São Paulo. Além de trazer dados sobre marcos legais e estatísticos, o material fornece a trabalhadores da cultura informações sobre como preparar espaços e também obras de arte, de modo que essa parcela populacional tenha seu direito à fruição artística plenamente respeitado. Explica que a “cultura def é uma expressão cunhada pelas próprias pessoas com deficiência e que visa valorizar suas experiências, capacidade e diversidade de corpos, no âmbito da cultura“. 

De acordo com o Mapeamento Acessa Mais, que é fruto de uma parceria entre o Ministério da Cultura (MinC) e a Universidade Federal da Bahia (UFBA) para identificar e reunir informações sobre artistas, agentes e profissionais com deficiência que atuam no setor cultural brasileiro, Cultura DF é:

CITAÇÃO “a cultura que nós, pessoas com deficiência, artistas e agentes culturais, reconhecemos que estamos produzindo. Ao estarmos juntos, a gente começou a entender que nossos corpos produzem saberes, produzem metodologias, produzem estéticas, produzem formas de se comunicar. Tudo isso constrói uma cultura que a gente reconhece que ela só pode existir, justamente pelos corpos que nós somos em condição de deficiência.”

Para saber mais, acesse: mapeamentoacessamais. Para acessar o Dossiê do Itaú Cultural, clique aqui: Dossiê.

Referências

Dossiê Acessibilidade é lançado em São Paulo pelo Itaú Cultural. Agência Brasil, Brasília, 2025-10. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitos-humanos/noticia/2025-10/dossie-acessibilidade-e-lancado-em-sao-paulo-pelo-itau-cultural. Acesso em: 03 nov. 2025.

Mundo em Conta. Disponível em: https://www.mundoemconta.com/. Acesso em: 03 nov. 2025.

Ministério da Cultura. “Cultura DEF? O que é isso? Vem que a equipe do Mapeamento Acessa Mais te explica”. Instagram, s.d. Disponível em: https://www.instagram.com/reel/C_izbUPRG8O/. Acesso em: 03 nov. 2025.