De acordo com o professor Almir Cristiano, colaborador do site https://www.libras.com.br, alfabeto manual em libras é um recurso das línguas de sinais que utiliza as mãos para representar o alfabeto das línguas orais. Cada letra ou número é representado por configurações de mão específicas.
A comunicação em línguas de sinais ocorre por meio de sinais e não apenas por meio do alfabeto manual. Para a maioria das palavras existe um sinal específico em Libras; isso significa que não é necessário utilizar o alfabeto manual para soletrar todas as palavras;
Utilizar apenas o alfabeto manual em uma conversação seria além de cansativo, extremamente demorado e difícil para compreender. O alfabeto manual é um recurso utilizado para escrever palavras que não tenham um sinal específico na Libras. Ele é considerado, portanto, um empréstimo linguístico da língua portuguesa.
A principal função do alfabeto manual é auxiliar na intercomunicação entre duas línguas diferentes, a oral e a de sinais, a fim de superar a barreira na comunicação, portanto é uma ferramenta muito útil no aprendizado das línguas de sinais.
Exemplos de situações onde geralmente usamos o alfabeto manual:

CRISTIANO, ALMIR. Alfabeto Manual. Disponível em: <https://www.libras.com.br/alfabeto-manual>. Acesso em: 12 Ago. 2025.
PORTAL EDUCAÇÃO. Alfabeto Manual de Libras. Disponível em: <https://siteantigo.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/educacao/alfabeto-manual-de-libras/41153>. Acesso em: 04 Jul. 2020
CAPOVILLA, FERNANDO CÉSAR , RAPHAEL, WALKIRIA DUARTE , TEMOTEO, JANICE. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas Mãos – 3 Volumes: A Libras em Suas Mãos. ed. 1. São Paulo: Edusp, 2017.
CHARLES E LIBERATO. Alfabeto Manual e Datilologia. Disponível em: <http://charles-libras.blogspot.com/2010/04/alfabeto-manual-e-datilologia.html>. Acesso em: 04 Jul. 2020.
TALINE GALAN STELLE, ELIZIANE MANOSSO STRIEICHEN. Os principais mitos sobre os surdos e a língua de sinais. Disponível em: <https://www.libras.com.br/download-files/libras/os-principais-mitos-sobre-os-surdos-e-a-lingua-de-sinais.pdf>. Acesso em: 04 Jul. 2020.